fbpx

Como usar uma Seladora a Vácuo Portátil?

| Leticia Rocha • 18/01/19

Apostar em uma seladora a vácuo portátil para conservar alimentos por mais tempo é algo extremamente eficaz. Porém, para que você possa aproveitar ao máximo os benefícios desse equipamento, é necessário saber utilizá-lo da maneira correta.

Você sabe como utilizar uma seladora a vácuo?

Caso queria conhecer mais sobre seu funcionamento, neste artigo explicaremos quais as melhores práticas para usar uma seladora portátil. Confira!

O que é uma embalagem a vácuo?

Os produtos armazenados em embalagens a vácuo são aliados da indústria alimentícia. Afinal, vale a pena citar seus benefícios como a praticidade para o consumidor, maior conservação do alimento e a rentabilidade para a empresa.

Se você trabalha com manipulação de alimentos entende a importância de tomar cuidados no condicionamento dos produtos. Por isso, leve em conta fatores como a perecibilidade e qualidade do alimento que é levado à mesa.

Proteínas, por exemplo, sofrem com a perda de suas propriedades quando entram em contato com o ar. Isso acontece devido à proliferação de microrganismos capazes de produzir fungos, responsáveis por diminuem consideravelmente o prazo de validade dos alimentos.

Leia mais: 10 dicas para armazenar os alimentos 

Como usar uma seladora a vácuo? 

Utilizar uma seladora a vácuo não é difícil, basta saber os passos corretos e executá-los em ordem.

Uma dica importante é ter em mãos a embalagem correta para o vácuo. A espessura da embalagem pode variar  de acordo com o tipo de seladora que você possui, por isso, recomendamos atenção nesse item para o equipamento operar sem problemas.

Caso contrário, a utilização incorreta da seladora poderá causar danos ou não realizar uma selagem perfeita na embalagem

Confira o nosso passo a passo de como usar uma Seladora a Vácuo Portátil.

Acomode os alimentos dentro da embalagem

Em primeiro lugar, pegue a embalagem própria para vácuo e dobre as extremidades da abertura para o lado de fora. Essa ação evita que a embalagem fique suja e prejudique a selagem, que pode sair deformada ou com vazamentos.

Depois, insira os alimentos, de maneira organizada, para que ocupem bem a embalagem e procure deixar um espaço entre as laterais para que o vácuo seja perfeito.

Como utilizar a embalagem a vácuo nos alimentos?

Abra a barra de selagem e puxe o bico de sucção

A seladora conta com dois botões laterais que devem ser acionados para liberar a barra de selagem. Aperte-os e levante a barra. Feito isso, puxe a alavanca localizada no centro do equipamento para baixo, assim o bico de sucção retrátil ficará exposto.

No caso das seladoras portáteis automáticas, o bico de sucção é acionado, de modo automático, através de um botão para iniciar o processo.

Insira a embalagem

Lembra que dobramos a embalagem para evitar sujar a borda?

O próximo passo agora é desdobrar e encaixar a abertura da embalagem, de modo que o bico de sucção esteja inserido dentro do saco plástico e a borda completamente esticada, sem dobras, sobre a barra de selagem.

Após isso, programe o tempo necessário para a selagem e desça a barra para a posição inicial até que trave. O tempo de selagem irá depender da espessura da embalagem utilizada no processo.

Acione a seladora a vácuo

Ligue a seladora e deixe-a realizar o vácuo até perceber que todo o ar saiu da embalagem. Caso seja necessário, movimente o alimento e o invólucro para facilitar a selagem.

Quando perceber que o vácuo foi realizado da maneira correta, pressione a barra de selagem com as duas mãos até ouvir o sinal sonoro. Após isso, libere as travas laterais do equipamento para retirar a embalagem do equipamento.

Importante ressaltar que, para uma selagem perfeita, é preciso acionar pressionar cada mão nas extremidades da barra.

No caso das seladoras automáticas, a selagem é realizada automaticamente após o vácuo, sem necessitar o acionamento manual da barra de selagem.

Retire o alimento selado da máquina

Ao retirar a embalagem selada do equipamento, você pode fazer o armazenamento dos alimentos conforme for a sua necessidade.

Assim, você terá um alimento com todos os benefícios da selagem a vácuo, mantendo suas caraterísticas com mais qualidade.

Descubra os 10 benefícios da Seladora a Vácuo

Bônus: como selar líquidos?

A embalagem a vácuo confere manutenção de sabor, cor e frescor aos alimentos, com perda mínima de nutrientes, comparada a outros tipos de embalagens.

Os alimentos que contenham líquidos também podem ser selados a vácuo. Entretanto, alguns cuidados são necessários. O tempo de vácuo, por exemplo, deve ser o mínimo possível.

Ao ver que o ar já foi retirado da embalagem, pressione a barra de selagem para que o bico se retraia, espere o sinal sonoro e remova a embalagem.

Confira “Quando utilizar embalagens seladas assim para alimentos?

 

A Cetro oferece soluções completas para todos os itens necessários para organizar seus alimentos, como equipamentos para selar a vácuo e também embalagens próprias para o preparo que atendem todas as certificações internacionais de qualidade.

Acompanhe o Blog da Cetro para conhecer outras técnicas de conservação de alimentos e equipamentos que podem aumentar a produtividade da sua cozinha.

Cadastre-se em nossa newsletter e fique sabendo das novidades em seu e-mail!