fbpx

Como utilizar Embalagem a Vácuo nos Alimentos?

| Comunicação Cetro • 11/01/19

Conhecer outros métodos para armazenar alimentos é essencial para evitar o desperdício e garantir o frescor dos produtos em questão. Quer saber como utilizar a embalagem a vácuo é a melhor opção?

Com a embalagem correta características originais do alimento como sabor, aroma e aparência, são mantidas e proporcionam uma melhor experiência para quem consome ou para quem vende.

Acompanhe o artigo abaixo.

Embalagem a vácuo

Os produtos armazenados em embalagens a vácuo são aliados da indústria alimentícia. Afinal, vale a pena citar seus benefícios como a praticidade para o consumidor, maior conservação do alimento e a rentabilidade para a empresa.

Se você trabalha com manipulação de alimentos entende a importância de tomar cuidados no condicionamento dos produtos. Por isso, leve em conta fatores como a perecibilidade e qualidade do alimento que é levado à mesa.

Proteínas, por exemplo, sofrem com a perda de suas propriedades quando entram em contato com o ar. Isso acontece devido à proliferação de microrganismos capazes de produzir fungos, responsáveis por diminuem consideravelmente o prazo de validade dos alimentos.

Confira 10 benefícios da seladora a vácuo

Por que embalar a vácuo?

Um produto embalado a vácuo é garantia de qualidade e segurança para o consumidor. Dessa forma, é responsabilidade do fornecedor do alimento garantir que o produto chegue intacto para o consumo, agregando mais benefícios à saúde.

Portanto, para realizar o processo em uma seladora a vácuo, é preciso condicionar o produto dentro de uma embalagem correta. Depois, a máquina suga totalmente o ar e sela a embalagem.

Entretanto, a técnica se difere da embalagem de atmosfera modificada, na qual o ar é conservado dentro do saco antes de realizar a selagem.

Assim, alguns alimentos demandam atenção durante o tratamento e conservação. Pois ao utilizar uma embalagem a vácuo, o produto está protegido contra a perda de características únicas.

A técnica é uma ótima aliada, principalmente para alguns tipos de produtos e formas de cozimento. Afinal, os alimentos embalados a vácuo se mantem em perfeito estado por mais tempo.

Como utilizar uma seladora a vácuo? 

Vantagem de embalar a vácuo

As embalagens a vácuo são muito utilizadas na indústria, em especial o ramo alimentício, ao atuar diretamente na conservação dos alimentos que, por estarem isolados do ar, permanecem preservados por mais tempo.

Porém, existem dúvidas sobre quais alimentos podem ser embalados e a resposta é: praticamente todos. Afinal, a conservação a vácuo não requer adição de conservantes ou químicos, quase todos os alimentos podem ser embalados a vácuo.

Dessa forma, os alimentos que estiverem a vácuo poderão ter sua vida útil prolongada, em razão do isolamento com o ar, evita fungos e bactérias.

Com o embalo a vácuo não apenas a validade é estendida, como também a qualidade em si dos alimentos é melhor preservada. Assim, textura, cor, frescor e apresentação são mais evidentes em alimentos conservados nesse tipo de embalagem.

O aumento da vida útil dos alimentos é extremamente interessante, uma vez que evita os desperdícios na estocagem e as perdas no transporte e até para a comercialização.

Alimentos embalados a vácuo

Um alimento embalado a vácuo fica totalmente alheio a qualquer tipo de matéria: líquida, sólida ou gasosa.

Assim, o processo permite que os nutrientes permaneçam inalterados durante mais tempo, até que a abertura da embalagem seja rompida.

Verduras

A verdura é um tipo de alimento que, quando embalado a vácuo, pode ser “esmagado” pela pressão. Portanto, para que elas possam ser acondicionadas com segurança, é importante investir em um processo de atmosfera modificada.

Para caules como salsão, erva doce e alho-poró, no entanto, a regra não se aplica e eles podem ser embalados a vácuo normalmente.

Conheça os benefícios da Atmosfera Modificada

Carnes

Carnes e embutidos aproveitam muito bem os benefícios da embalagem a vácuo para alimentos. A retirada do ar na hora de embalar trabalha como um controle contra microrganismos e elimina possíveis agentes de contaminação que necessitam do oxigênio para se proliferar.

Os peixes, porém, precisam da atmosfera modificada em razão dos óleos. O processo preserva melhor as substâncias e evita a deterioração. No caso de peixes congelados, após embalo a vácuo, podem durar até duas vezes mais!

Frutas

Já com as frutas, existem situações em que é necessário fatiá-las para facilitar o processo de embalo. As frutas mais rígidas ou secas, como ameixas, damasco e uvas passas, funcionam muito bem com o vácuo.

Algumas frutas podem sofrer escurecimento caso não sejam embaladas e mantidas na temperatura ideal. Entretanto, após o processo de vácuo e o armazenamento em temperaturas correta, evita totalmente a oxidação.

Grãos

Aqui é a combinação perfeita, pois todos os tipos de alimentos deste grupo se dão muito bem com a embalagem a vácuo. A maior vantagem? Nunca perdem a crocância quando embalados dessa maneira!

O café é um caso conhecido em que o aroma é totalmente conservado e exala no ar sua frescura após a abertura do pacote. Farinhas de trigo e castanhas também são mantidas frescas por muito mais tempo a vácuo.

Alimentos em conserva

Os alimentos em conserva exigem alguns cuidados específicos e que não devem ser ignorados. Por isso, na hora de embalá-los, é importante manter o líquido junto do produto. Vale também verificar se o líquido está em bom estado, caso contrário, poderá estragar o alimento posteriormente.

Saiba como lucrar com embalagens a vácuo 

A melhor solução

A embalagem a vácuo confere manutenção da textura, sabor, cor e frescor aos alimentos, com perda mínima de nutrientes, se comparada a outros tipos de embalagens.

Mas é fundamental que se observe as condições de higiene, temperatura ambiente e temperatura de refrigeração. Lembrando que, para determinados alimentos, mesmo embalados a vácuo e congelados, podem apresentar alterações de textura e sabor além de oxidação.

A Cetro oferece soluções completas para todos os itens necessários para organizar seus alimentos, como equipamentos para selar a vácuo e também embalagens próprias para o preparo que atendem todas as certificações internacionais de qualidade.

Acompanhe o Blog da Cetro para conhecer outras técnicas de conservação de alimentos e equipamentos que podem aumentar a produtividade da sua cozinha.

Cadastre-se em nossa newsletter e fique sabendo das novidades em seu e-mail!