fbpx

A vantagem de utilizar o Vácuo para conservar alimentos

| Leticia Rocha • 07/02/19

Com o método de embalar a vácuo os alimentos retirando todo o ar da embalagem, uma seladora a vácuo é a solução perfeita para aumentar a vida útil, postergando o prazo de validade do produto e conservando o sabor dos produtos.

Ideal para preservar os alimentos por mais tempo mantendo toda a qualidade do produto, o processo é muito aplicado em estabelecimentos comerciais de diversos portes ou para o uso doméstico.

Mas afinal, como funciona a conservação dos alimentos no vácuo?

Acompanhe o nosso artigo e aproveite para tirar suas dúvidas.

O que é um produto embalado a vácuo?

Já ouviu falar de alimentos embalados a vácuo? Esse processo envolve a retirada de todo o ar presente na embalagem. Ao serem conservados a vácuo, os alimentos ficam longe do contato com o ar, mantendo a textura, cor e sabor, sem perder os nutrientes.

Da mesma forma, as embalagens a vácuo são grandes aliadas de, por exemplo, proteínas, como as carnes, que perdem propriedades específicas ao entrarem em contato com o ar devido à proliferação de bactérias e, até mesmo, fungos que reduzem a vida útil dos alimentos.

Como lucrar com as seladoras a vácuo?

Você pode embalar os mais diversos tipos de alimentos, como grãos, cereais, carnes, legumes, verduras, alimentos com ou sem líquidos. Porém cada alimento requer cuidados especiais antes de ser selador a vácuo, como manuseio, limpeza e até cozimento.

Conservação dos alimentos nas embalagens a vácuo

Agora, vamos entender como funciona a conservação dos alimentos nas embalagens a vácuo.

Como dito anteriormente, tendo os produtos em uma embalagem sem ar, é possível tornar os alimentos mais duráveis. Para isso, é necessário colocar a mercadoria em uma embalagem adequada e, com a ajuda de uma seladora, selar o plástico a vácuo, retirando todo e qualquer ar presente.

Essa prática é uma das mais adequadas para melhorar a conservação dos alimentos.

Principalmente porque, ao ser embalado a vácuo, evita a proliferação de microrganismos e bactérias.

Além disso, o alimento também não entra em contato com o frio e não sofre o efeito das baixas temperaturas que, caso ocorra, ocasiona a perda de nutrientes, qualidade, aroma, aspecto e sabor dos produtos.

Livre de todos estes problemas que afetam os alimentos, é possível conquistar produtos frescos e com prazo de validade prolongado.

Por que embalar a vácuo?

Quem trabalha com a manipulação de alimentos entende a importância de tomar diversos cuidados para o melhor condicionamento dos produtos. Por isso, deve-se levar em conta fatores como a perecibilidade e qualidade do alimento que é levado à mesa do consumidor.

Assim, alguns alimentos demandam atenção durante o tratamento e conservação. Ao utilizar uma embalagem a vácuo, o produto está protegido contra a perda de características únicas presentes no ar.

Um produto embalado a vácuo é garantia de qualidade e segurança para o consumidor. Dessa forma, é responsabilidade do fornecedor do alimento garantir que o produto chegue intacto para o consumo, agregando maior valor à empresa e benefícios à saúde do cliente.

Passo a passo para utilizar uma seladora a vácuo

Benefícios da conservação dos alimentos a vácuo

  • Evita o desperdício de alimentos;
  • Economiza espaço;
  • Otimização do armazenamento;
  • Preservação dos aspectos do alimento;
  • Intensificação do sabor;
  • Agilidade no preparo;
  • Variedade do que se pode embalar. Sem contar que, além dos alimentos, é possível embalar outros produtos, como cosméticos e acessórios, por exemplo.

Leia mais: Como utilizar embalagem a vácuo para alimentos?

A Cetro oferece soluções completas para todos os itens necessários para organizar seus alimentos, como máquinas para selar a vácuo, e também embalagens próprias para o preparo que atendem todas as certificações internacionais de qualidade.

Acompanhe o Blog da Cetro para conhecer outras técnicas de conservação de alimentos e equipamentos que podem aumentar a produtividade da sua cozinha.



Cadastre-se em nossa newsletter e fique sabendo das novidades em seu e-mail!