fbpx

Saiba Quais os Tipos de Embalagens Para Hortaliças e Evite Desperdício

| Leticia Rocha • 25/06/19

Conhecer os tipos de embalagens para hortaliças é essencial para evitar o desperdício e garantir a durabilidade e frescor dos produtos em questão. O envase correto, além de manter as características originais de sabor, aroma e aparência, proporciona uma melhor experiência para quem consome e para quem vende.

Conheça neste artigo as embalagens adequadas para hortaliças!

Tipos de embalagens para hortaliças — no que devemos nos atentar?

Por serem alimentos delicados, os tipos de embalagens para hortaliças — e frutas — devem oferecer proteção contra amassamentos, cortes e danos gerais que diminuem o seu valor comercial no mercado.

Segundo o Globo Rural, o envase incorreto é a principal causa da perda desses alimentos, com uma média de 20% a 30%. As embalagens corretas não só evitam desperdícios, mas também protegem do apodrecimento causado por bactérias e fungos presentes no ar ou nos locais onde são colhidos.

Por questões de higiene, é recomendado que as caixas ou recipientes de armazenamentos sejam feitos de materiais duráveis. Isso porque evita a contaminação por algumas doenças, como a sigatoka-negra, que é transmitida por meio de embalagens.

Conheça agora os principais tipos de embalagens para hortaliças para assegurar melhores condições de transporte e consumo:

Plástico

Para garantir que os produtos cheguem armazenados da maneira correta é importante atentar-se à distância do caminho até o ponto de destino. É recomendado que, para pequenas produções e distâncias menores que 500 km, a embalagem ideal seja a de plástico.

Materiais de plástico em PVC são próprios para produtos “in natura”, pois protege com uma barreira dos possíveis fungos. Além disso, os tipos de embalagens para hortaliças também podem ser as de plástico em PET, pois são resistentes e também possuem uma barreira de gases e odores.  

Papelão

Para transportes em grandes distâncias, incluindo a exportação, recomenda-se a utilização de materiais descartáveis, como as caixas de papelão.

Por serem montadas conforme a necessidade e por ocuparem menos espaço de armazenamento, quem opta por esse tipo de embalagem garante 25% a mais de produtos sendo transportados nos veículos, de acordo com o portal do G1.

Ou seja, uma ótima opção para quem precisa produzir e exportar em larga escala!

 

Gostou de conhecer essas duas opções muito utilizadas para embalar alimentos delicados como as hortaliças? Continue acompanhando o blog da Cetro para mais assuntos interessantes como esse.

Que tal aproveitar que agora você já conhece os tipos de embalagens para hortaliças e conhecer também as melhores formas para embalar peixes? Acompanhe!

Cadastre-se em nossa newsletter e fique sabendo das novidades em seu e-mail!